Pular para o conteúdo principal

Halloween




          De todos os feriados tipicamente americanos, o que mais me agrada é o Hallowen, que eu prefiro chamar de Dia da Bruxas, por algum motivo que não sei explicar. A palavra Halloween vem de All Hallows’ Eve, que em inglês significa a véspera do dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro. Apesar do nome de origem cristã, o Halloween tem origem nos cultos pagãos do Samhain, o ano novo celta, que marca não só o fim do verão, mas também o dia em que os mortos retornam às suas casas para visitar seus familiares.

            Nesse dia, tradicionalmente, as crianças batem de porta em porta vestindo fantasias e pedindo doces em troca de não cometerem travessuras. Outra forma tradicional de comemorar esse feriado é enfeitar a casa com lanternas feitas com abóboras cortadas com caretas.

            Mesmo com tudo isso, para mim a parte mais legal desse feriado são os filmes de terror. E por isso resolvi dedicar esse post a dar algumas dicas de filme para assistir nesse Dia das Bruxas.



            E começamos logo com o maior clássico do terror “Sexta Feira 13” de 1980. No Lago Cristal, um acampamento de férias aconteceu o assassinato de dois adolescentes, vinte anos depois o acampamento é reaberto e uma série de assassinatos volta a acontecer. O filme Sexta-Feira 13 é considerado por muitos o filme que deu inicio a um novo padrão de filmes de terror/suspense. Até hoje o aterrorizante Jason ainda causa pesadelos em muita gente. [Esse filme me deixava em pânico quando era criança]



            Outro filme de terror clássico que, se você ainda não assistiu, recomendo que corra para ver é "A Hora do Pesadelo" de 1984. Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.



           Para dar seqüência na lista gostaria de dizer: “venha para a luz Carol Anne”, sim caros leitores estou falando de "Poltergeist" de 1982. Família visitada por fantasmas em sua casa, que inicialmente se manifestam apenas movendo objetos pela casa mas gradativamente vão aterrorizando a família cada vez mais, chegando a "seqüestrar" a caçula, levando-a para outra dimensão através do tubo de imagem do televisor. Os pais se desesperam e uma especialista em fenômenos paranormais sugere que eles devam ser ajudados por uma mulher com poderes mediúnicos.
           
            Por causa deste filme, por muito tempo tive medo da hora em que a televisão ficava chuviscando no fim da noite.



            Outro filme que não pode faltar nesta lista é o “A Volta dos Mortos Vivos” de 1984. É um filme divertidíssimo! Dois empregados de um armazém de medicamentos encontram no subsolo do estabelecimento barris do exército, muito bem lacrados, e acidentalmente liberam um gás mortal no ar. Esse gás acaba reanimando os mortos de um cemitério próximo, que vão querer apenas uma coisa dos vivos: seus cérebros.

            Dos filmes dessa lista, acho que esse é o que vi menos vezes, talvez duas apenas. Mas em termos de filme de “terror”, assim mesmo entre aspas, esse é o melhor!



            Para seguir na linha dos zumbis, o próximo filme é um dos maiores clássicos do gênero. “A Noite dos Mortos Vivos” de 1968 é provavelmente o precursor de todo esse hype com zumbis dos últimos tempos, se você gosta do The Walking Dead, não deixe esse filme fora da sua lista.

            A radiação provocada pela queda de um satélite faz com que os mortos saiam de suas covas como zumbis comedores de gente, fazendo com que um grupo de pessoas refugiados em uma casa tenham que lutar pela sobrevivência contra uma horda sedenta de carne e sangue.



            Para encerrar a lista, os meus dois filmes de terror preferidos. O primeiro deles é “O Iluminado” de 1980. Durante o inverno, um homem chamado Jack Torrence (Jack Nicholson) é contratado para tomar conta de um hotel no Colorado que fica completamente deserto no inverno. Jack se muda para o hotel levando sua esposa e seu filho. Com o passar do tempo Jack vai enlouquecendo por conta do isolamento se tornando um homem perigoso, e seu filho começa a ter visões sobre acontecimentos ocorridos no hotel no passado onde outras pessoas também tiveram problemas mentais devido ao longo período de isolamento.

            Na minha opinião esse filme dispensa comentários, é o melhor filme do Jack Nicholson disparado. Além disso as gêmeas e a mulher da banheira são algumas das assombrações mais legais de todas.



            E para encerrar a lista, o filme que não poderia ficar de fora de forma alguma: “O Exorcista” de 1973. Uma jovem menina filha de uma atriz é possuída pelo demônio, a mãe da menina chama um padre para tentar ajudá-la, o padre ao perceber a gravidade da situação chama outro padre especialista em exorcismo para tentar salvar a menina.

            Assim como anterior, O Exorcista é um filme obrigatório para qualquer noite de terror que se preze. Além de ser um baita filme, tem alguns dos melhores efeitos especiais da época. Isso sem falar na enorme quantidade de lendas urbanas que gerou, como o incêndio misterioso do set de filmagens, por exemplo.


Portanto fica aqui a minha dica de seção de cinema para a noite e madrugada do hallowen. Prepare muita pipoca, um refrigerante bem gelado e divirta-se!

            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do the evolution?

I'm a thief, I'm a liar There's my church, I sing in the choir (hallelujah, hallelujah) Bom aqui estou eu, demorei um pouco mas finalmente eis algumas linhas do m eus pensamentos. Venho me perguntando à algum tempo para onde nosso sociedade está caminhando, globalização, aquecimento global, e outros temas em moda me preocupam muito. Como já foi dito no primeiro texto não acredito nessa onda ambientalista que vem surgindo, e tão pouco posso crer está seja a solução! De nada adianta passeatas ambientalistas e carnaval sobre catástrofes ecológicas, o problema esta muito além, nossa sociedade capitalista chegou ao seu auge em matéria de consumismo nunca a tecnologia e a ciência se depararam com avanços tão rápidos, qualquer produto considerado lançamento hoje se torna obsoleto antes do fim das suas prestações. Vejamos um exemplo simples do que me preocupa, a primeira chamada feita de um celular foi realizada em 3 de abril de 19 73 , e em 1 de janeiro de 20 09 , você já pod

Hellmann’s?!?!?!?

"Algumas vezes me pergunto o que torna uma marca para sempre!" esse foi o pensamento do criador da Harley Davison quando estava prestes a criar o modelo de motos mais famoso do mundo. Ele investiu em uma coisa única, o ronco de uma Harley Davison é algo inconfundível, enquanto seus concorrentes eliminavam a todo e qualquer custo os barulhos, ele criou um som tosco e estranho que se tornou uma marca. Agora eu que me pergunto, pra onde foi isso? a um tempo atrás que eu bem me lembre, as coisas eram autenticas, hoje em dia uma marca se torna poderosa pelo seu poder de propaganda, e não pela sua inovação criativa ou qualidade. Consumimos rótulos, consumimos a televisão, eu tinha uma visão limitada desse poder até a um mês atrás, meus olhos ao poder da propaganda foram abertos pelo meu irmão mais novo. Deixe eu lhes contar esta rápida história. Quando colocado na mesa uma Maionese de uma marca qualquer meu irmão olhou para a embalagem e fez cara feia "Ha! não tem hellmann