Pular para o conteúdo principal

Ciencia por todo o lado!

24° MOSTRATEC TRAZ A NOVO HAMBURGO JOVENS CIENTISTAS DE TODO MUNDO





Sim! Finalmente resolvemos sair um pouco de casa. E não podíamos começar nossas coberturas por um lugar mais divertido. Ontem a tarde estivemos na 24° MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia nada mais nada menos que a maior feira de jovens cientistas da America Latina.



A 24ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), acontece entre os dias 27 e 30 de outubro, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. Além da Mostra, considerada uma referência internacional entre as feiras do gênero, ocorrerá, paralelamente, o 16º Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o 1º Salão da Inovação, evento que busca mostrar os avanços tecnológicos de empresas e instituições inovadoras em diversos campos de atividade.



A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 e 21 anos de idade. Nesta edição da feira serão apresentados 300 projetos, distribuídos em onze diferentes áreas. Cada uma das categorias destacará os quatro melhores classificados e os destaques gerais receberão prêmios de tecnologia oferecidos por diversas empresas e instituições, entre elas: APM Liberato, Altus, AES Sul, Abrasinos, Cientec, Executive, Intel, Mostratec, Prefeitura de Novo Hamburgo, Refap, Unesco e Yázigi.



Da mesma forma, oito universidades estarão premiando projetos com bolsas integrais de estudo. São elas: Feevale, Faccat, Unisinos, Centro Metodista IPA, UCS, UniRitter, Univates e UPF.


Os estudantes expositores representam 22 países, e trazem para a cidade seus trabalhos desenvolvidos dentro de suas instituições de ensino, tratando dos mais diversos temas, como, por exemplo, reciclagem, reutilização de recursos naturais, inclusão social até mesmo contando com pesquisas voltadas para áreas econômicas e também de design.


Alem disso nesta sexta feira, 30, o primeiro astronauta brasileiro, Marco Pontes, ministrará uma palestra sobre preparação e motivação de jovens estudantes e profissionais nas carreiras de ciência e tecnologia, uma ótima pedida para quem pretende seguir áreas tecnológicas depois de terminado o ensino médio.




/>








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do the evolution?

I'm a thief, I'm a liar There's my church, I sing in the choir (hallelujah, hallelujah) Bom aqui estou eu, demorei um pouco mas finalmente eis algumas linhas do m eus pensamentos. Venho me perguntando à algum tempo para onde nosso sociedade está caminhando, globalização, aquecimento global, e outros temas em moda me preocupam muito. Como já foi dito no primeiro texto não acredito nessa onda ambientalista que vem surgindo, e tão pouco posso crer está seja a solução! De nada adianta passeatas ambientalistas e carnaval sobre catástrofes ecológicas, o problema esta muito além, nossa sociedade capitalista chegou ao seu auge em matéria de consumismo nunca a tecnologia e a ciência se depararam com avanços tão rápidos, qualquer produto considerado lançamento hoje se torna obsoleto antes do fim das suas prestações. Vejamos um exemplo simples do que me preocupa, a primeira chamada feita de um celular foi realizada em 3 de abril de 19 73 , e em 1 de janeiro de 20 09 , você já pod

Hellmann’s?!?!?!?

"Algumas vezes me pergunto o que torna uma marca para sempre!" esse foi o pensamento do criador da Harley Davison quando estava prestes a criar o modelo de motos mais famoso do mundo. Ele investiu em uma coisa única, o ronco de uma Harley Davison é algo inconfundível, enquanto seus concorrentes eliminavam a todo e qualquer custo os barulhos, ele criou um som tosco e estranho que se tornou uma marca. Agora eu que me pergunto, pra onde foi isso? a um tempo atrás que eu bem me lembre, as coisas eram autenticas, hoje em dia uma marca se torna poderosa pelo seu poder de propaganda, e não pela sua inovação criativa ou qualidade. Consumimos rótulos, consumimos a televisão, eu tinha uma visão limitada desse poder até a um mês atrás, meus olhos ao poder da propaganda foram abertos pelo meu irmão mais novo. Deixe eu lhes contar esta rápida história. Quando colocado na mesa uma Maionese de uma marca qualquer meu irmão olhou para a embalagem e fez cara feia "Ha! não tem hellmann