Pular para o conteúdo principal

Ciencia por todo o lado!

24° MOSTRATEC TRAZ A NOVO HAMBURGO JOVENS CIENTISTAS DE TODO MUNDO





Sim! Finalmente resolvemos sair um pouco de casa. E não podíamos começar nossas coberturas por um lugar mais divertido. Ontem a tarde estivemos na 24° MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia nada mais nada menos que a maior feira de jovens cientistas da America Latina.



A 24ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), acontece entre os dias 27 e 30 de outubro, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. Além da Mostra, considerada uma referência internacional entre as feiras do gênero, ocorrerá, paralelamente, o 16º Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o 1º Salão da Inovação, evento que busca mostrar os avanços tecnológicos de empresas e instituições inovadoras em diversos campos de atividade.



A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 e 21 anos de idade. Nesta edição da feira serão apresentados 300 projetos, distribuídos em onze diferentes áreas. Cada uma das categorias destacará os quatro melhores classificados e os destaques gerais receberão prêmios de tecnologia oferecidos por diversas empresas e instituições, entre elas: APM Liberato, Altus, AES Sul, Abrasinos, Cientec, Executive, Intel, Mostratec, Prefeitura de Novo Hamburgo, Refap, Unesco e Yázigi.



Da mesma forma, oito universidades estarão premiando projetos com bolsas integrais de estudo. São elas: Feevale, Faccat, Unisinos, Centro Metodista IPA, UCS, UniRitter, Univates e UPF.


Os estudantes expositores representam 22 países, e trazem para a cidade seus trabalhos desenvolvidos dentro de suas instituições de ensino, tratando dos mais diversos temas, como, por exemplo, reciclagem, reutilização de recursos naturais, inclusão social até mesmo contando com pesquisas voltadas para áreas econômicas e também de design.


Alem disso nesta sexta feira, 30, o primeiro astronauta brasileiro, Marco Pontes, ministrará uma palestra sobre preparação e motivação de jovens estudantes e profissionais nas carreiras de ciência e tecnologia, uma ótima pedida para quem pretende seguir áreas tecnológicas depois de terminado o ensino médio.




/>








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurando Emprego

Ultimamente tenho feito algumas entrevistar de emprego, quer dizer, estágio, mas é quase a mesma coisa. Enfim, não é esse o ponto. Uma coisa que percebi e que me chamou muito a atenção é o imenso numero de perguntas bizarras que se faz nessas ocasiões, mais incrível ainda é que algumas dessas perguntas doidas se repetem na maioria das entrevistas. Mas o que não nos damos conta na maioria das vezes (talvez nem os recrutadores se deem conta) é que cada uma delas tem um objetivo bem claro. Seguem algumas delas: 19. Qual ideia você levaria adiante se tivesse um milhão de reais para investir em um negócio de empreendedorismo? Intenção: Verificar quão consistente é sua capacidade de planejamento. 18. Se você fosse escrever uma autobiografia, qual seria o título? Intenção: Entender como você pensa. 17. Se você fosse reduzido ao tamanho de um lápis e colocado em um liquidificador, como você sairia de lá? Intenção: Testar como você é capaz de lidar com um prob...

Halloween

           De todos os feriados tipicamente americanos, o que mais me agrada é o Hallowen, que eu prefiro chamar de Dia da Bruxas, por algum motivo que não sei explicar. A palavra Halloween vem de All Hallows’ Eve, que em inglês significa a véspera do dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro. Apesar do nome de origem cristã, o Halloween tem origem nos cultos pagãos do Samhain, o ano novo celta, que marca não só o fim do verão, mas também o dia em que os mortos retornam às suas casas para visitar seus familiares.             Nesse dia, tradicionalmente, as crianças batem de porta em porta vestindo fantasias e pedindo doces em troca de não cometerem travessuras. Outra forma tradicional de comemorar esse feriado é enfeitar a casa com lanternas feitas com abóboras cortadas com caretas.             Mesmo com tudo isso, para mim...

Papéis

Sentado vendo o advogado folhar pilhas e pilhas de intermináveis montes de papéis das mais diferentes classes, reciclados, azuis, brancos. Fiquei a me questionar, é a vida é assim, você pode fugir, pode dizer que não, mas não importa o que você faça tudo termina em papéis. Eu sei, o mundo é virtual tudo esta mudando, mas o bom e velho papel permanece no seu devido lugar, dando e nos tirando sentido para nossa vida patética que vivemos desde sempre. Tudo começa quando nascemos, e nosso pai mostra orgulhoso a certidão de nascimento, a mãe distribui as lembrancinhas que na sua grande maioria são feitas de papel, as fotos são tiradas e são guardas no álbum de papel. Ai você cresce ganha seu primeiro livro de colorir, depois ganha dinheiro para comprar aquele monte de bala, então você continua sua trajetória entrando para escola, e ali, até o final da sua vida escolar,você vai colecionar milhares e milhares de todas as formas de papéis, cadernos, trabalhos, cartolinas, o papel vira de...