E tu, já mudaste a sociedade hoje?
Podemos observar na história que as gerações desenhadas no formato profissional apresentam uma série de mudanças sociais. E, de fato, a geração Y é a geração que menos enfrentou problemas de repressão e crises econômicas. Portanto pode-se dizer que foi a que menos alterou a condição social do cidadão.
Nos próximos parágrafos é comentada a interação entre os perfis e a sociedade das classes. Espia só:
Começamos com a Geração Tradicional, antes mesmo dos Baby Boomers, antes da grande depressão. Esse pessoal precisou reconstruir sua economia sobre pilares destruídos pela crise de 1929. Tarefa muito difícil. Por isso, acabaram com um perfil mais enrijecido, se sentem mais confortáveis na estabilidade, em passar décadas no mesmo trabalho e com a hierarquia bem estabelecida e organizada.
A seguir, vieram os Baby Boomers. Estes não conhecem os escombros da crise de 29. Nasceram no pós-guerra e trazem consigo um sentimento de otimismo. Quebram padrões e lutam pela paz. Mas vai dizer... quando tu olhas hoje para um dos diretores Baby Boomers da sua empresa tu consegues imaginá-lo em Woodstock? Difícil né...
A seguir, nossos amigos da Geração X. Eles já estão com uma economia mais sólida, e começam a se dedicar mais à qualidade de vida do que as gerações anteriores, e em relações humanas no trabalho. Entretanto, enfrentaram uma grande crise de desemprego na década de 1980, o que os tornou superprotetores. Também enfrentaram diversos movimentos sociais e fizeram sua opinião muito forte desde muito cedo. Vide ditadura e Collor.
E em seguida, nós, Geração Y, nascidos em um contexto social muito mais favorável. Nossas revoluções são à distância. Mimados por três gerações que conquistaram um mundo melhor para nós (e também para a Z e as que seguirem), curtimos o boom da tecnologia, liberdade e relações de trabalho mais horizontais. Essa rede tecnológica acabou nos aproximando das empresas como consumidores e estimulou a comunicação C2C (consumer to consumer). Geração interativa, como já tratamos aqui mesmo no blog, nossa comunidade acabou estabelecendo novos padrões de relacionamento empresa-consumidor. Esse acabou por ser o nosso maior legado. Outras características marcantes são a de inovação e apoio à sustentabilidade, mas estas são características que causam esse novo relacionamento e posicionamento das empresas. Essa é a consequencia, por isso cito ela como nosso maior legado. Lindo, né?
Abaixo segue um mapa conceitual simples que coloca um pouco sobre esse processo de comunicação. Bem tri!
Isso aí pessoal! Espero que tenham gostado desse panorama das gerações e tenham compreendido um pouco mais de cada papel na sociedade! No próximo post vamos comentar sobre auto-transcendência e abertura à mudança. BEM LEGAL. E agora, Y?
muito bom, Beto!
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