Pular para o conteúdo principal
Imagem pagina O Barão (facebook)


          Hoje durante todo o dia acompanhei as manifestações a respeito do 11 de setembro nas redes sócias. Confesso que me espantei um pouco com alguns comentários no mínimo equivocados sobre o episódio. Algumas pessoas insistiram em fazer uma comparação infeliz entre o atentado terrorista ao World Trade Center em 2001 e o ataque nuclear às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki no final da 2° Guerra Mundial.

          Confesso que fiquei incomodado com as declarações do tipo “Tentam nos fazer acreditar que o 11 de setembro foi a maior tragédia humana, mas esquecem das pessoas que morreram em Hiroshima” ou mesmo “Morrem muito mais pessoas todos os dias do que no atentado de 11 de setembro”. Eu me pergunto o por quê desse tipo de atitude? Por quê fazer pouco caso da tragédia alheia?

          Será por raiva dos Estados Unidos? Será por questões de ideologia política ou religiosa? Será que essas pessoas realmente acham que algumas vidas são mais valiosas que outras? Ou será que essa gente compactua com as idéias terroristas? Prefiro não acreditar em nenhuma dessas hipóteses...  

          Eu digo que hoje, 11 de setembro, 11 anos depois do atentado ás torres gêmeas, devemos sim parar para lembrar, pois aquelas pessoas que morreram em Nova York em 2001, perderam suas vidas pela mão da mesma intolerância que matou japoneses e judeus na 2° Guerra, negros na África do Sul, e segue matando gays, nordestinos, mulheres e tantas outras pessoas por todo o lado.

          Paramos para relembrar fatos como esse como forma de tentar evitar que essas cosias voltem a acontecer e para que saibamos que devemos estar sempre alertas pois, assim como em 2001, a face da intolerância pode se mostrar vinda de qualquer lado a qualquer momento. Portanto não sejamos nós, através da Internet, as pessoas que legitimarão atitudes como essas.

         Texto escrito em 11/09/12
         
          

Comentários

  1. Eu acho que é mais uma reação de alguns por, em geral, darmos muito mais importância aos atentados de 2001 do que a outras atrocidades, muitas delas cometidas pelos próprios EUA.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Augusto. Acredito que esse "movimento anti-11/set" seja uma reação ao fato de que dá-se mais importância por ter sido nos EUA.

    Claro que nenhuma vida tem mais valor que outra, e isso vale tanto em um sentido quanto no outro. Natural ter mais "importância" dada pelas pessoas para o 11/set, afinal é mais recente. Só não concordo com o endeusamento que algumas pessoas fazem dos EUA. Fora isso, teu texto disse tudo.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a grande questão no episódio do 11/09 seja, além da proximidade de nós, o fato de ter sido um ataque, aparentemente, sem motivação alguma. Além disso, ele estreou uma nova categoria de violência, até então não conhecíamos o terrorismo como ele é visto hoje. Na verdade até hoje conceituar terrorismo é uma questão complexa.

    A questão do imperialismo cultural de que tanto se fala é verdadeira em alguns ponto, contudo existe uma grande hipocrisia na maioria das vezes. Não acredito em um "endeusamento" dos EUA, mas em uma aceitação cultural muito forte, inclusive por parte destas pessoas que criticaram as manifestações.

    Mas fora tudo isso, menosprezar mortes de inocentes, tenham vivido eles onde quer que seja, me parece acima de tudo uma grande falta de respeito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Do the evolution?

I'm a thief, I'm a liar There's my church, I sing in the choir (hallelujah, hallelujah) Bom aqui estou eu, demorei um pouco mas finalmente eis algumas linhas do m eus pensamentos. Venho me perguntando à algum tempo para onde nosso sociedade está caminhando, globalização, aquecimento global, e outros temas em moda me preocupam muito. Como já foi dito no primeiro texto não acredito nessa onda ambientalista que vem surgindo, e tão pouco posso crer está seja a solução! De nada adianta passeatas ambientalistas e carnaval sobre catástrofes ecológicas, o problema esta muito além, nossa sociedade capitalista chegou ao seu auge em matéria de consumismo nunca a tecnologia e a ciência se depararam com avanços tão rápidos, qualquer produto considerado lançamento hoje se torna obsoleto antes do fim das suas prestações. Vejamos um exemplo simples do que me preocupa, a primeira chamada feita de um celular foi realizada em 3 de abril de 19 73 , e em 1 de janeiro de 20 09 , você já pod

Hellmann’s?!?!?!?

"Algumas vezes me pergunto o que torna uma marca para sempre!" esse foi o pensamento do criador da Harley Davison quando estava prestes a criar o modelo de motos mais famoso do mundo. Ele investiu em uma coisa única, o ronco de uma Harley Davison é algo inconfundível, enquanto seus concorrentes eliminavam a todo e qualquer custo os barulhos, ele criou um som tosco e estranho que se tornou uma marca. Agora eu que me pergunto, pra onde foi isso? a um tempo atrás que eu bem me lembre, as coisas eram autenticas, hoje em dia uma marca se torna poderosa pelo seu poder de propaganda, e não pela sua inovação criativa ou qualidade. Consumimos rótulos, consumimos a televisão, eu tinha uma visão limitada desse poder até a um mês atrás, meus olhos ao poder da propaganda foram abertos pelo meu irmão mais novo. Deixe eu lhes contar esta rápida história. Quando colocado na mesa uma Maionese de uma marca qualquer meu irmão olhou para a embalagem e fez cara feia "Ha! não tem hellmann