Pular para o conteúdo principal

Leituras Virtuais

       Confesso que tenho muita dificuldade com livros digitais. Não que tenha algo contra eles, não sou desses que diz que o e-book vai acabar com o livro impresso, até porque já está mais do que provado que isso não vai acontecer. Mas por algum motivo não me dou bem com livros virtuais, acho que nunca consegui terminar nenhum.

        Acontece que a leitura não se resume ao simples ler para obter informação. Talvez se aproxime um pouco da comida, como dizem os grandes entendedores de comida: comer não significa só alimentar-se, existem mais experiencias contidas em uma refeição que a simples deglutição. Come-se primeiro com os olhos, come-se também com o nariz, o ambiente faz parte da refeição, até mesmo o prato e os talheres.

         Não que eu seja um grande expert em literatura, muito pelo contrário. De qualquer modo me considero sim uma pessoa que come e lê por prazer, não por necessidade.

        Assim é que a leitura, tal qual a gastronomia, é uma experiencia multisensorial. Não lemos somente com os olhos, mas com o nariz, o cheiro do livro novo, o cheiro de livro velho fazem toda a diferença, ajudam a contextualizar a história. A textura, cor e espessura do papel também irão influenciar na forma com que aproveitamos o momento.

       Um livro pesado com letras miúdas nos remete a algo solene e importante. Já os leves e com letras grandalhonas quase sempre são livros com temas igualmente mais leves e fáceis de digerir, verdadeiras saladas literárias.

        Até mesmo a capa é fator importante, julgue sim um livro pela capa! Existe uma grande diferença entre ler um Don Quixote de capa flexível e colorida e um volume do mesmo título com encadernação de capa dura em couro, digna das grandes aventuras de cavalaria.

        O caso é que livros virtuais não permitem esses pequenos prazeres, esses detalhes que fazem a história saltar das páginas e envolver o leitor. Me desculpem os tecnomaníacos, mas existe algo de incompleto na leitura virtual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do the evolution?

I'm a thief, I'm a liar There's my church, I sing in the choir (hallelujah, hallelujah) Bom aqui estou eu, demorei um pouco mas finalmente eis algumas linhas do m eus pensamentos. Venho me perguntando à algum tempo para onde nosso sociedade está caminhando, globalização, aquecimento global, e outros temas em moda me preocupam muito. Como já foi dito no primeiro texto não acredito nessa onda ambientalista que vem surgindo, e tão pouco posso crer está seja a solução! De nada adianta passeatas ambientalistas e carnaval sobre catástrofes ecológicas, o problema esta muito além, nossa sociedade capitalista chegou ao seu auge em matéria de consumismo nunca a tecnologia e a ciência se depararam com avanços tão rápidos, qualquer produto considerado lançamento hoje se torna obsoleto antes do fim das suas prestações. Vejamos um exemplo simples do que me preocupa, a primeira chamada feita de um celular foi realizada em 3 de abril de 19 73 , e em 1 de janeiro de 20 09 , você já pod

Hellmann’s?!?!?!?

"Algumas vezes me pergunto o que torna uma marca para sempre!" esse foi o pensamento do criador da Harley Davison quando estava prestes a criar o modelo de motos mais famoso do mundo. Ele investiu em uma coisa única, o ronco de uma Harley Davison é algo inconfundível, enquanto seus concorrentes eliminavam a todo e qualquer custo os barulhos, ele criou um som tosco e estranho que se tornou uma marca. Agora eu que me pergunto, pra onde foi isso? a um tempo atrás que eu bem me lembre, as coisas eram autenticas, hoje em dia uma marca se torna poderosa pelo seu poder de propaganda, e não pela sua inovação criativa ou qualidade. Consumimos rótulos, consumimos a televisão, eu tinha uma visão limitada desse poder até a um mês atrás, meus olhos ao poder da propaganda foram abertos pelo meu irmão mais novo. Deixe eu lhes contar esta rápida história. Quando colocado na mesa uma Maionese de uma marca qualquer meu irmão olhou para a embalagem e fez cara feia "Ha! não tem hellmann