Pular para o conteúdo principal

Dia do Escritor

           
 Confesso que escrever sempre me foi uma tarefa prazerosa, mas ao mesmo tempo muito trabalhosa, nunca tive muita técnica, isso sem falar na paciência de revisar tudo. Quase todos os textos que publiquei aqui são frutos de inspirações repentinas. Acho, inclusive, que já escrevi sobre isso aqui no Ermitão. Em todo o caso, como eu ia dizendo, sempre que tentei parar para escrever uma coluna mais elaborada o resultado foi o pior possível. É por isso que sempre admirei as pessoas que vivem da escrita, principalmente aqueles que escrevem diariamente sem precisar do sopro de inspiração de que eu preciso.


          Ou melhor, alguns deles precisam de inspiração assim com este que vos escreve. O Pablo Neruda, meu xará, além de inspirado, não conseguia escrever nada se a tinta que usava não fosse verde. O escritor jamais escrevia com tinta azul ou preta, todos os seus originais foram escritos em verde como um símbolo de sua esperança por um mundo melhor. A fixação do Pablito pela tinta verde era tão grande que certa vez durante a guerra espanhola seu tinteiro ficou vazio no meio de um poema e ele simplesmente parou de escrever. Dez dias depois, quando conseguiu comprar mais tinta verde a inspiração já tinha passado e ele nunca terminou aquele texto.

          Mas apesar de alguns não precisarem de inspiração (ou de tinta verde), as manias que eles tinham eram no mínimo diferentes. A Agatha Christie, por exemplo, só escrevia na banheira. Durante muito tempo jornalistas pediram pra fotografar ela enquanto escrevia, mas Agatha nunca topou a foto e ninguém entendia por quê? Aqui pelo Brasil a banheira também era o lugar preferido do Vinicius de Moraes, ele sentava na banheira com a máquina de escrever e o copo de uísque do lado e ficava horas escrevendo. O mais engraçado é que eu conheço muita gente que diz ter as melhores idéias durante o banho. Por que será?

                                           

          Outro meio excêntrico era o Alexandre Dumas, ele sofria do mesmo mal que vários de nós, era um procrastinador compulsivo. Adorava dar longos passeios por Paris e comer maçãs. Para conseguir terminar os livros entregava todas as suas roupas para um criado para não poder sair de casa, ordenando que só lhe fossem devolvidas com o livro pronto.


         Finalmente, o Robert Louis Stevenson teria tido a ideia do Medico e o Monstro por causa de um sonho que teve enquanto estava com febre. O mais louco de tudo é que dizem que ele escreveu o livro inteiro em apenas três dias, com a ajuda de grandes porções de cocaína. Quando terminou mostrou o livro para a mulher que não gostou de como tinha ficado e fez ele escrever tudo de novo!!

          Por essas e por outras pessoas que a profissão de escritor merece nosso reconhecimento. Aliás! Como vocês devem ter percebido esse texto não saiu de uma vez só pela inspiração, teve bastante pesquisa e quase nada de revisão, vitória!
    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do the evolution?

I'm a thief, I'm a liar There's my church, I sing in the choir (hallelujah, hallelujah) Bom aqui estou eu, demorei um pouco mas finalmente eis algumas linhas do m eus pensamentos. Venho me perguntando à algum tempo para onde nosso sociedade está caminhando, globalização, aquecimento global, e outros temas em moda me preocupam muito. Como já foi dito no primeiro texto não acredito nessa onda ambientalista que vem surgindo, e tão pouco posso crer está seja a solução! De nada adianta passeatas ambientalistas e carnaval sobre catástrofes ecológicas, o problema esta muito além, nossa sociedade capitalista chegou ao seu auge em matéria de consumismo nunca a tecnologia e a ciência se depararam com avanços tão rápidos, qualquer produto considerado lançamento hoje se torna obsoleto antes do fim das suas prestações. Vejamos um exemplo simples do que me preocupa, a primeira chamada feita de um celular foi realizada em 3 de abril de 19 73 , e em 1 de janeiro de 20 09 , você já pod

Hellmann’s?!?!?!?

"Algumas vezes me pergunto o que torna uma marca para sempre!" esse foi o pensamento do criador da Harley Davison quando estava prestes a criar o modelo de motos mais famoso do mundo. Ele investiu em uma coisa única, o ronco de uma Harley Davison é algo inconfundível, enquanto seus concorrentes eliminavam a todo e qualquer custo os barulhos, ele criou um som tosco e estranho que se tornou uma marca. Agora eu que me pergunto, pra onde foi isso? a um tempo atrás que eu bem me lembre, as coisas eram autenticas, hoje em dia uma marca se torna poderosa pelo seu poder de propaganda, e não pela sua inovação criativa ou qualidade. Consumimos rótulos, consumimos a televisão, eu tinha uma visão limitada desse poder até a um mês atrás, meus olhos ao poder da propaganda foram abertos pelo meu irmão mais novo. Deixe eu lhes contar esta rápida história. Quando colocado na mesa uma Maionese de uma marca qualquer meu irmão olhou para a embalagem e fez cara feia "Ha! não tem hellmann