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Dilmas, Aécios e Marinas...



            A campanha de todos os candidatos a presidência é igualmente rasa.

        Provavelmente depois da afirmação acima os amantes da esquerda já estão pensando que este vai ser um comentário reacionário e cheio de preconceitos, já devem até estar especulando sobre a minha vidinha burguesa. Do mesmo modo os defensores de um posicionamento direitista talvez me chamem de massa de manobra ideológica, conjecturando sobre o meu endeusamento deste ou daquele partido, que não vejo a realidade e que minhas ideias estão ultrapassadas. Talvez, assim como seus adversários de esquerda, imaginem que tenho uma vida burguesa e que defendo essas ideias para irritar o papai.

        Bom, por mim tudo bem. Podem me colocar do outro lado de qualquer linha imaginária que queira, mas a verdade é que é justamente esta maneira de encarar a politica que me faz dizer que as campanhas são
rasas. Vejam bem, prestando atenção ao horário eleitoral da televisão, às entrevistas nos jornais, as falas em qualquer comício, as falas vão ser sempre as mesmas e se dividem em momentos bem característicos.

Senão vejamos:

        O primeiro deles é o clássico pedido de votos utilizando a fórmula a seguir: “vou melhorar a saúde, a segurança e a educação! E ainda por cima vou fazer tudo isso transformando o país na  potência econômica
que ele tem condições de ser! VOTE EM MIM!!” Mas o engraçado é que nenhum deles consegue ou se preocupa em explicar COMO vai fazer essas coisas. Se estamos votando para eleger o administrador do país, o mínimo que podemos esperar é que falem sobre suas estratégias, de onde vem o dinheiro e pra onde ele vai? Quais os prazos para que suas propostas possam ser percebidas na prática? Afinal, espera-se que como pretendente a hóspede do Palácio da Alvorada ele ou ela tenham estudado um pouco sobre a formação do congresso e como poderão articular essas propostas.

        Feito isso, ou não feito, vem a parte que mais me irrita, eles começam a falar mal dos adversários. “Porque o fulano está no governo a tanto tempo e quase nada mudou”, “Se o beltrano é tão bom quanto dizem, por que nunca foi eleito para nada?”, “Ele é o representante da mídia e do capital dominante que só quer se aproveitar do Brasil!”, “Chega de reeleger sempre os mesmos, as velhas raposas” (essa é clássica!). Isso tudo sem mencionar aqueles que acham que a revolução iria resolver o problema do país, lembrando que essa revolução só vai dar certo se ele for o líder, é claro.

        Depois disso tudo talvez o tempo acabe. Talvez jornalista sisudo que está tentado ser igual ao apresentador do “60 Minutes” interrompa. Talvez passe um vídeo mostrando como tudo que o candidato fez foi maravilhoso e ajudou tanta gente. Talvez até apareça ele no meio do povo, com os populares que o amam, afinal ele é um de nós! Nessa hora o locutor também enche o público com estatísticas totalmente impossíveis de serem confirmadas, mas que sempre privilegiam o candidato.

      E pronto! está feita a campanha eleitoral! Agora você só precisa sujar as ruas com milhões de santinhos, pagar uns trocados pra algumas pessoas com cara de paisagem ficarem balançando bandeiras com seu nome e espalhar o maior número de boatos sobre os outros candidatos na internet. Ah sim, já ia esquecendo, também precisa fazer uma foto padrão para todos os candidatos a deputado e senador usarem para alavancar suas campanhas, como se eles fossem amigos de infância.

        Agora eu peço para que me corrijam se eu disse alguma bobagem. Me mostrem um candidato que não usa essa receita e talvez eu vote nessa pessoa. O fato é que, por algum motivo que até agora não entendi, nenhum candidato a fala direta e claramente sobre como pretende ser o agente que mudança que promete, será que eles não sabem? 

        

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