Pular para o conteúdo principal

EXTRA!!



Durante os anos de chumbo do Brasil, a imprensa teve papel importante na historia de nosso pais, jornais foram proibidos de circular, censurados, até mesmo incendiados por denunciarem as atrocidades cometidas pelos militares, enquanto outros exaltavam o milagre economico e defendiam frente a classe media da época as benéfices da administração militar. Da mesma forma durante a campanha eleitoral de varios presidentes como Fernando Collor e Luis Inacio da Silva, ela[Imprensa] fez a diferença entre a festa da vitória e o gosto amargo da derrota ou mesmo na decisão do sim ou não pelo Impechment.

Portanto é inquestionavel que ela assume um papel muito importante em nossa sociedade, nos EUA por exemplo, durante as ultimas eleições presidenciais mais do que as campanhas milhonarias de ambos os candidatos, um fator decisivo para o resultado da corrida presidencial foram as opinioes dos folhetins sobre cada um dos politicos.

Mesmo fora da esfera politica pode-se ver o poder devastador ou criador que ela possui. Noticias de negociaçoes milhonarias fazem com que o cenario economico mundial possa mudar de uma hora para outra, a diferença entre o ditador cruel e sanquinario e o revolucionario salvador respousa nos interesses dela!

Assim sendo eu pergunto: Como é possivel que uma cidade do tamanho de Novo Hamburgo, com seus 255.945 habitantes, tenha apenas um unico jornal de circulação diária e alcance quase total de nossa população??? Afinal, onde mais buscaremos informações sobre o que está acontecendo em nossa cidade, senão no jornal local? Mas ao mesmo tempo, o que fazemos para ter uma visão mais abrangente sobre essas mesmas situações? onde buscar mais informaçoes?

Isso não é somente um privilégio do povo de Novo Hamburgo. Cidades vizinhas também passam por esta situação, São Leopoldo é mais um exemplo, não muito diferente já que lá também o jornal é filho do mesmo grupo editorial de Novo Hamburgo... Confiança cega em apenas uma fonte de informação somente leva as pessoas a alienação, a melhor forma de encontrar a verdade sobre qualquer fato sempre foi o confronto de ideias!



Pense nisso!!!
Até mais ver!

Comentários

  1. De fato, se limitar á algo realmente que nos faz ser retrógrados.
    Concordo contigo que NH tem apenas um jornal local, mas existem muitos outros que circulam diariamente por estas bandas. (Aqui em casa, por exemplo, meu pai cansado das "fofocas" estampadas cmo manchetes no jornal NH, preferiu assinar a ZH, um jornal originalmente de Porto Alegre, mas que traz notícias de boa parte da região metropolitana).
    assim cmo a ZH, existem O Sul, o Diário Gaúcho, o Correio do Povo, entre muitos outros.
    Cm a facilidade de ver as mais diferentes notícias, acho que mais de um jornal para novo hamburgo, por exemplo, é desnecessário, sendo que se pode acessar jornais como a própria zh, ou o globo ou ainda o new york times com apenas um clique.
    O importante é que as pessoas aprendam a refletir sobre o que leêm e formem sua própria opinião. Aprendam a criticar, e não acreditar em tudo que aparece cmo salvação da humanidade. Precisamos sim, de pessoas que pensem.

    É, acho que me empolguei :P

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o dia 11 de julho de 2013 Engraçado, depois de semanas de protestos estudantis (leia-se população em geral), os sindicatos terem resolvido se manifestar. Mais engraçado ainda é o fato desses protestos não acontecerem no dia em que os estudantes haviam marcado manifestação semelhante.  Estariam as entidades sindicalistas tentando se fazer ouvir para demonstrar que ainda estão vivas e atuantes? Isso até pode ser verdade, no entanto duvido que elas representem interesses que não os seus próprios. Com o passar dos anos, essas organizações que destinam-se a discutir e lutar pelos direitos de parcelas muito específicas da sociedade, que sempre buscaram o diálogo com outras instituições, que foram símbolo de luta por muitos anos, hoje restam vencidos, entregues a um partidarismo cego na maioria das vezes. É por isso que hoje, diferente do que ocorreu há algumas semanas atrás, vimos um movimento que parou muitas cidades, teve grande impacto na vida dos trabalhadores...

Papéis

Sentado vendo o advogado folhar pilhas e pilhas de intermináveis montes de papéis das mais diferentes classes, reciclados, azuis, brancos. Fiquei a me questionar, é a vida é assim, você pode fugir, pode dizer que não, mas não importa o que você faça tudo termina em papéis. Eu sei, o mundo é virtual tudo esta mudando, mas o bom e velho papel permanece no seu devido lugar, dando e nos tirando sentido para nossa vida patética que vivemos desde sempre. Tudo começa quando nascemos, e nosso pai mostra orgulhoso a certidão de nascimento, a mãe distribui as lembrancinhas que na sua grande maioria são feitas de papel, as fotos são tiradas e são guardas no álbum de papel. Ai você cresce ganha seu primeiro livro de colorir, depois ganha dinheiro para comprar aquele monte de bala, então você continua sua trajetória entrando para escola, e ali, até o final da sua vida escolar,você vai colecionar milhares e milhares de todas as formas de papéis, cadernos, trabalhos, cartolinas, o papel vira de...
Há poucos dias, em uma viagem de trem, me peguei a pensar sobre tecnologia. Lembrei que há doze anos falava com meus então colegas do técnico em eletrônica sobre a possibilidade de haver uma rede de computadores sem fio, pensávamos que aquilo seria o máximo da tecnologia. Hoje vejo meus sobrinhos caminhando pela casa com seus tablets e celulares, usando a Wi-Fi como se fosse a coisa mais comum do mundo, como se aquilo sempre tivesse existido.         Comentei em casa que estou atrás de um toca discos para comprar, quero começar uma coleção de discos de vinil. Nessa hora um deles me perguntou o que é um disco de vinil? Respondi que eram dvd's gigantes, mas que só tocavam musicas, ele ficou espantadíssimo!         Hoje li uma reportagem que diz que o atum está desaparecendo dos mares do norte e corre  risco de extinção. Fiquei chateado, gosto de sanduíche de atum!         Logo depois me dei conta de que ...