Pular para o conteúdo principal

(Falta de) EDUCAÇÃO

Bom dia ilustres leitores...

Apresento-me a vocês, como novo colaborador deste humilde blog! Tentarei trazer assuntos atuais da raça humana a todos com um mínimo de frequência.


Como primeiro post, tentarei chamar a atenção para uma notícia apresentada pelo Jornal Nacional dias atrás. A oportuna reportagem tratava de um aluno de uma escola de Brasília, que havia jogado frutinhas nos colegas.

Vi em outro blog uma postagem irônica dizendo "Agora, só nos resta esperar pelo escândalo da tachinha na cadeira no Jornal da Globo."

Pois tenho de discordar disto! Durante muitos a educação de nossas crianças vem saindo das casas e tornando-se responsabilidade dos professores.
Os jovens não são mais educados apropriadamente pelos pais, estes passam poucas horas em casa e o pouco tempo que tem não querem ser incomodados. O caminho mais fácil é dar tudo o que os filhos querem.
Já as escolas, que é quem "paga o pato", estão impedidas legalmente de encostar nos alunos. Tudo isso se deve a um ilustre psiquiatra que estudou o crescimento intelectual dos seres humanos, e alegou que poderia haver distorções comportamentais nas crianças que fossem devidamente repreendidas. Mas isso não é culpa dele, inteiramente, pois nós, dotados de toda nossa racionalidade, acreditamos que um especialista deve saber o que diz, afinal, o fato do filho dele ter cometido suicídio não deve ser levado em conta.
Também há outros casos que ficaram famosos, de alunos batendo em professores, alunos batendo em alunos... e por aí vai!

Largamos nossos filhos. Esquecemos que um NÃO também pode ser sinal de amor! As vezes umas boas chineladas podem salvar seu filho de problemas gravíssimos no futuro, ensinando a ele limites! Limites esses, que a nossa sociedade não tem mais!

E onde entra a reportagem da globo?

Talvez, aproveitando a história de um dos personagens do horário nobre da TV brasileira (não, não assisto novela), os telejornais comecem a retratar esse lado da educação que temos (ou que não temos), e o Brasil aprenda com seus erros o alto preço que está pagando por não ensinar aos seus filhos o que é a vida, o que é ser educado, o que é ser comportado. Com essa abertura das mídias de massa, será exposto nossa fragilidade e ignorância!

Não venho aqui defender agressões à menores, muito pelo contrário, mas deve se ter em mente a diferença entre disciplinar e agredir. Um tapa na mão, uma repreensão mais dura, isso faz parte da educação de uma criança. A superproteção delas nos trouxe até aqui, aonde vamos parar se não retomarmos os valores de nossos avós?

Dizem que a história é cíclica, para o bem dos meus filhos e netos, espero que sim!

Comentários

  1. Bem vindo, Marion :)

    Nosso país não tem educação, nosso país não tem cultura, nosso país é comandado por um semi-analfabeto... o que se pode esperar? Uma educação falha, uma escola falsa em que os professores fazem de conta que ensinam e os alunos fingem que aprendem!
    Educação vem do berço, vem dos pais. Mas se os pais não tem educação, como pode um filho tê-la?

    Cada dia que passa, a vontade de mudar essa situação me estimula a continuar na licenciatura!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leituras Virtuais

       Confesso que tenho muita dificuldade com livros digitais. Não que tenha algo contra eles, não sou desses que diz que o e-book vai acabar com o livro impresso, até porque já está mais do que provado que isso não vai acontecer. Mas por algum motivo não me dou bem com livros virtuais, acho que nunca consegui terminar nenhum.         Acontece que a leitura não se resume ao simples ler para obter informação. Talvez se aproxime um pouco da comida, como dizem os grandes entendedores de comida: comer não significa só alimentar-se, existem mais experiencias contidas em uma refeição que a simples deglutição. Come-se primeiro com os olhos, come-se também com o nariz, o ambiente faz parte da refeição, até mesmo o prato e os talheres.          Não que eu seja um grande expert em literatura, muito pelo contrário. De qualquer modo me considero sim uma pessoa que come e lê por prazer, não por necessidade.     ...
Há poucos dias, em uma viagem de trem, me peguei a pensar sobre tecnologia. Lembrei que há doze anos falava com meus então colegas do técnico em eletrônica sobre a possibilidade de haver uma rede de computadores sem fio, pensávamos que aquilo seria o máximo da tecnologia. Hoje vejo meus sobrinhos caminhando pela casa com seus tablets e celulares, usando a Wi-Fi como se fosse a coisa mais comum do mundo, como se aquilo sempre tivesse existido.         Comentei em casa que estou atrás de um toca discos para comprar, quero começar uma coleção de discos de vinil. Nessa hora um deles me perguntou o que é um disco de vinil? Respondi que eram dvd's gigantes, mas que só tocavam musicas, ele ficou espantadíssimo!         Hoje li uma reportagem que diz que o atum está desaparecendo dos mares do norte e corre  risco de extinção. Fiquei chateado, gosto de sanduíche de atum!         Logo depois me dei conta de que ...

Dilmas, Aécios e Marinas...

            A campanha de todos os candidatos a presidência é igualmente rasa.         Provavelmente depois da afirmação acima os amantes da esquerda já estão pensando que este vai ser um comentário reacionário e cheio de preconceitos, já devem até estar especulando sobre a minha vidinha burguesa. Do mesmo modo os defensores de um posicionamento direitista talvez me chamem de massa de manobra ideológica, conjecturando sobre o meu endeusamento deste ou daquele partido, que não vejo a realidade e que minhas ideias estão ultrapassadas. Talvez, assim como seus adversários de esquerda, imaginem que tenho uma vida burguesa e que defendo essas ideias para irritar o papai.         Bom, por mim tudo bem. Podem me colocar do outro lado de qualquer linha imaginária que queira, mas a verdade é que é justamente esta maneira de encarar a politica que me faz dizer que as campanhas são rasas. Vejam bem...