Pular para o conteúdo principal

PIZZA


Pizza (também grafada piza em Portugal) é uma preparação culinária que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, normalmente orégano ou manjericão, tudo assado em forno.

A história da pizza começou há seis mil anos, com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália.

Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão-de-abraão", muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.

Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje.

No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.

A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surge o termo "picea", na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. "Picea", indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava "matar a fome" principalmente da parte mais pobre da população. Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo.

A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria que se tem notícia, a Port'Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época, tais como Alexandre Dumas, que inclusive citou variações de pizzas em suas obras.

Chegou ao Brasil da mesma forma, por meio dos imigrantes italianos, e hoje pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se logo em seguida parte da cultura deste país. A partir de 1985, comemora-se o dia da pizza aos 10 de julho.

Foi no Brás, bairro paulistano dos imigrantes italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil. Segundo consta no livro Retalhos da Velha São Paulo, foi nos fornos do restaurante de Geraldo Sesso Jr., a Cantina Dom Carmenielo, que os apreciadores da culinária Italiana passaram a poder degustar a iguaria napolitana.

Aos poucos, a pizza foi-se disseminando pela cidade de São Paulo, sendo abertas novas cantinas. As pizzas foram ganhando coberturas cada vez mais diversificadas e até mesmo criativas. No princípio, seguindo a tradição italiana, as de muçarela e anchova eram as mais presentes, mas à medida que hortaliças e embutidos tornavam-se mais acessíveis no país, a criatividade dos brasileiros fez surgir as mais diversas pizzas.



FELIZ DIA DA PIZZA!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o dia 11 de julho de 2013 Engraçado, depois de semanas de protestos estudantis (leia-se população em geral), os sindicatos terem resolvido se manifestar. Mais engraçado ainda é o fato desses protestos não acontecerem no dia em que os estudantes haviam marcado manifestação semelhante.  Estariam as entidades sindicalistas tentando se fazer ouvir para demonstrar que ainda estão vivas e atuantes? Isso até pode ser verdade, no entanto duvido que elas representem interesses que não os seus próprios. Com o passar dos anos, essas organizações que destinam-se a discutir e lutar pelos direitos de parcelas muito específicas da sociedade, que sempre buscaram o diálogo com outras instituições, que foram símbolo de luta por muitos anos, hoje restam vencidos, entregues a um partidarismo cego na maioria das vezes. É por isso que hoje, diferente do que ocorreu há algumas semanas atrás, vimos um movimento que parou muitas cidades, teve grande impacto na vida dos trabalhadores...

Papéis

Sentado vendo o advogado folhar pilhas e pilhas de intermináveis montes de papéis das mais diferentes classes, reciclados, azuis, brancos. Fiquei a me questionar, é a vida é assim, você pode fugir, pode dizer que não, mas não importa o que você faça tudo termina em papéis. Eu sei, o mundo é virtual tudo esta mudando, mas o bom e velho papel permanece no seu devido lugar, dando e nos tirando sentido para nossa vida patética que vivemos desde sempre. Tudo começa quando nascemos, e nosso pai mostra orgulhoso a certidão de nascimento, a mãe distribui as lembrancinhas que na sua grande maioria são feitas de papel, as fotos são tiradas e são guardas no álbum de papel. Ai você cresce ganha seu primeiro livro de colorir, depois ganha dinheiro para comprar aquele monte de bala, então você continua sua trajetória entrando para escola, e ali, até o final da sua vida escolar,você vai colecionar milhares e milhares de todas as formas de papéis, cadernos, trabalhos, cartolinas, o papel vira de...
Há poucos dias, em uma viagem de trem, me peguei a pensar sobre tecnologia. Lembrei que há doze anos falava com meus então colegas do técnico em eletrônica sobre a possibilidade de haver uma rede de computadores sem fio, pensávamos que aquilo seria o máximo da tecnologia. Hoje vejo meus sobrinhos caminhando pela casa com seus tablets e celulares, usando a Wi-Fi como se fosse a coisa mais comum do mundo, como se aquilo sempre tivesse existido.         Comentei em casa que estou atrás de um toca discos para comprar, quero começar uma coleção de discos de vinil. Nessa hora um deles me perguntou o que é um disco de vinil? Respondi que eram dvd's gigantes, mas que só tocavam musicas, ele ficou espantadíssimo!         Hoje li uma reportagem que diz que o atum está desaparecendo dos mares do norte e corre  risco de extinção. Fiquei chateado, gosto de sanduíche de atum!         Logo depois me dei conta de que ...