Pular para o conteúdo principal

O ENEM de nosso tempo!

O que falarei é de cunho pessoal e de total responsabilidade desta escritora.

No último fim de semana, dias 5 e 6 de dezembro, ocorreu em todo o país as provas do ENEM, regidas pelo Inep, instituto que realiza e organiza a aplicação das mesmas, com responsabilidade do MEC, que é o ministério que "inventou/criou" as provas.

No presente ano de 2009 o ENEM teve uma mudança considerável em seu processo, tanto na elaboração das provas quanto no método de aplicação. Aumentou-se, imensamente, o número de questões, aumentou-se a carga horária de aplicação da prova e, consequentemente, a capacidade de resistencia FíSICA do realizador da prova.

Noventa questões que envolviam biologia, química, história, geografia, e conhecimentos gerais destes temas em quatro horas e trinta minutos! E mais noventa questões que envolviam português, literatura, matemática, lógica e seus conhecimentos gerais, mais uma redação em cinco horas e trinta minutos! Este era o desafio proposto pelo MEC, que visava testar o raciocinio lógico dos presentes.

Qual raciocinio lógico pode ser testado e avaliado dignamente com questões extensas, respostas igualmente extensas, muitas vezes, e em pouquíssimo tempo? Diga, você, quem depois de quatro horas seguidas de prova consegue em sã consciência realizar questões de cálculo? Que preparo nossos estudantes brasileiros tem para aguentar uma maratona dessas? (Estou falando preparo físico mesmo para tal, e não do desempenho acadêmico de cada um).

O cansaço é um dos maiores inimigos de qualquer ser humano, independente do que faça, o cansaço é capaz de diminuir, consideravelmente, o desempenho de qualquer gênio. É necessário atenção, relaxamento do corpo e calma para realizar uma prova em que exige muito mais que conhecimento, exige raciocinio rápido!

Entorno de cinco horas/dia sentado em uma cadeira que muitas vezes nem é confortavel, em uma sala que nem sempre tem ventilador ou ar condicionado, lendo sem parar, forçando o pescoço em uma mesma direção, a claridade que as vezes atrapalha, é todo um ambiente contribui para a realização de uma boa prova.


Ao Ministério da Educação só o que tenho a dizer; mais uma vez vocês erraram, mais uma vez mostraram-se incapazes de efetuar quaisquer que seja o projeto, mais uma vez vocês decepcionaram o Brasil.

Comentários

  1. Embora teu texto seja em cima de uma opinião pessoal, acredito que não seja exclusiva, e a conclusão de quão cansativa e ineficaz é o formato do novo enem é uma conclusão da grande massa de pessoas que prestou as provas neste fim de semana.

    Olhando hoje o gabarito, vi que errei coisas muito fáceis, erros percebíveis em uma ou duas leituras mais atentas.
    Reler a questão, nem a isso tivemos o privilégio nesta prova. Reler uma questão era o mesmo que anular uma outra, que nem teria o tempo de ser lida, pois havia um tempo limite para cada questão, e ele não incluia relê-la.

    O Inep já tomou um grande TUF! com o número de abstenções. Está óbvio que alguma coisa não foi feita certo.
    Espero que tenham "ética nacional" para assumir os erros e "apresentem uma proposta de cunho social" para reverter esse grande números de enganos que vieram com o ENEM 2009.
    E sem ferir os direitos humanos, é claro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Do the evolution?

I'm a thief, I'm a liar There's my church, I sing in the choir (hallelujah, hallelujah) Bom aqui estou eu, demorei um pouco mas finalmente eis algumas linhas do m eus pensamentos. Venho me perguntando à algum tempo para onde nosso sociedade está caminhando, globalização, aquecimento global, e outros temas em moda me preocupam muito. Como já foi dito no primeiro texto não acredito nessa onda ambientalista que vem surgindo, e tão pouco posso crer está seja a solução! De nada adianta passeatas ambientalistas e carnaval sobre catástrofes ecológicas, o problema esta muito além, nossa sociedade capitalista chegou ao seu auge em matéria de consumismo nunca a tecnologia e a ciência se depararam com avanços tão rápidos, qualquer produto considerado lançamento hoje se torna obsoleto antes do fim das suas prestações. Vejamos um exemplo simples do que me preocupa, a primeira chamada feita de um celular foi realizada em 3 de abril de 19 73 , e em 1 de janeiro de 20 09 , você já pod

Hellmann’s?!?!?!?

"Algumas vezes me pergunto o que torna uma marca para sempre!" esse foi o pensamento do criador da Harley Davison quando estava prestes a criar o modelo de motos mais famoso do mundo. Ele investiu em uma coisa única, o ronco de uma Harley Davison é algo inconfundível, enquanto seus concorrentes eliminavam a todo e qualquer custo os barulhos, ele criou um som tosco e estranho que se tornou uma marca. Agora eu que me pergunto, pra onde foi isso? a um tempo atrás que eu bem me lembre, as coisas eram autenticas, hoje em dia uma marca se torna poderosa pelo seu poder de propaganda, e não pela sua inovação criativa ou qualidade. Consumimos rótulos, consumimos a televisão, eu tinha uma visão limitada desse poder até a um mês atrás, meus olhos ao poder da propaganda foram abertos pelo meu irmão mais novo. Deixe eu lhes contar esta rápida história. Quando colocado na mesa uma Maionese de uma marca qualquer meu irmão olhou para a embalagem e fez cara feia "Ha! não tem hellmann