Pular para o conteúdo principal

O ENEM de nosso tempo!

O que falarei é de cunho pessoal e de total responsabilidade desta escritora.

No último fim de semana, dias 5 e 6 de dezembro, ocorreu em todo o país as provas do ENEM, regidas pelo Inep, instituto que realiza e organiza a aplicação das mesmas, com responsabilidade do MEC, que é o ministério que "inventou/criou" as provas.

No presente ano de 2009 o ENEM teve uma mudança considerável em seu processo, tanto na elaboração das provas quanto no método de aplicação. Aumentou-se, imensamente, o número de questões, aumentou-se a carga horária de aplicação da prova e, consequentemente, a capacidade de resistencia FíSICA do realizador da prova.

Noventa questões que envolviam biologia, química, história, geografia, e conhecimentos gerais destes temas em quatro horas e trinta minutos! E mais noventa questões que envolviam português, literatura, matemática, lógica e seus conhecimentos gerais, mais uma redação em cinco horas e trinta minutos! Este era o desafio proposto pelo MEC, que visava testar o raciocinio lógico dos presentes.

Qual raciocinio lógico pode ser testado e avaliado dignamente com questões extensas, respostas igualmente extensas, muitas vezes, e em pouquíssimo tempo? Diga, você, quem depois de quatro horas seguidas de prova consegue em sã consciência realizar questões de cálculo? Que preparo nossos estudantes brasileiros tem para aguentar uma maratona dessas? (Estou falando preparo físico mesmo para tal, e não do desempenho acadêmico de cada um).

O cansaço é um dos maiores inimigos de qualquer ser humano, independente do que faça, o cansaço é capaz de diminuir, consideravelmente, o desempenho de qualquer gênio. É necessário atenção, relaxamento do corpo e calma para realizar uma prova em que exige muito mais que conhecimento, exige raciocinio rápido!

Entorno de cinco horas/dia sentado em uma cadeira que muitas vezes nem é confortavel, em uma sala que nem sempre tem ventilador ou ar condicionado, lendo sem parar, forçando o pescoço em uma mesma direção, a claridade que as vezes atrapalha, é todo um ambiente contribui para a realização de uma boa prova.


Ao Ministério da Educação só o que tenho a dizer; mais uma vez vocês erraram, mais uma vez mostraram-se incapazes de efetuar quaisquer que seja o projeto, mais uma vez vocês decepcionaram o Brasil.

Comentários

  1. Embora teu texto seja em cima de uma opinião pessoal, acredito que não seja exclusiva, e a conclusão de quão cansativa e ineficaz é o formato do novo enem é uma conclusão da grande massa de pessoas que prestou as provas neste fim de semana.

    Olhando hoje o gabarito, vi que errei coisas muito fáceis, erros percebíveis em uma ou duas leituras mais atentas.
    Reler a questão, nem a isso tivemos o privilégio nesta prova. Reler uma questão era o mesmo que anular uma outra, que nem teria o tempo de ser lida, pois havia um tempo limite para cada questão, e ele não incluia relê-la.

    O Inep já tomou um grande TUF! com o número de abstenções. Está óbvio que alguma coisa não foi feita certo.
    Espero que tenham "ética nacional" para assumir os erros e "apresentem uma proposta de cunho social" para reverter esse grande números de enganos que vieram com o ENEM 2009.
    E sem ferir os direitos humanos, é claro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Procurando Emprego

Ultimamente tenho feito algumas entrevistar de emprego, quer dizer, estágio, mas é quase a mesma coisa. Enfim, não é esse o ponto. Uma coisa que percebi e que me chamou muito a atenção é o imenso numero de perguntas bizarras que se faz nessas ocasiões, mais incrível ainda é que algumas dessas perguntas doidas se repetem na maioria das entrevistas. Mas o que não nos damos conta na maioria das vezes (talvez nem os recrutadores se deem conta) é que cada uma delas tem um objetivo bem claro. Seguem algumas delas: 19. Qual ideia você levaria adiante se tivesse um milhão de reais para investir em um negócio de empreendedorismo? Intenção: Verificar quão consistente é sua capacidade de planejamento. 18. Se você fosse escrever uma autobiografia, qual seria o título? Intenção: Entender como você pensa. 17. Se você fosse reduzido ao tamanho de um lápis e colocado em um liquidificador, como você sairia de lá? Intenção: Testar como você é capaz de lidar com um prob...

Halloween

           De todos os feriados tipicamente americanos, o que mais me agrada é o Hallowen, que eu prefiro chamar de Dia da Bruxas, por algum motivo que não sei explicar. A palavra Halloween vem de All Hallows’ Eve, que em inglês significa a véspera do dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro. Apesar do nome de origem cristã, o Halloween tem origem nos cultos pagãos do Samhain, o ano novo celta, que marca não só o fim do verão, mas também o dia em que os mortos retornam às suas casas para visitar seus familiares.             Nesse dia, tradicionalmente, as crianças batem de porta em porta vestindo fantasias e pedindo doces em troca de não cometerem travessuras. Outra forma tradicional de comemorar esse feriado é enfeitar a casa com lanternas feitas com abóboras cortadas com caretas.             Mesmo com tudo isso, para mim...

Papéis

Sentado vendo o advogado folhar pilhas e pilhas de intermináveis montes de papéis das mais diferentes classes, reciclados, azuis, brancos. Fiquei a me questionar, é a vida é assim, você pode fugir, pode dizer que não, mas não importa o que você faça tudo termina em papéis. Eu sei, o mundo é virtual tudo esta mudando, mas o bom e velho papel permanece no seu devido lugar, dando e nos tirando sentido para nossa vida patética que vivemos desde sempre. Tudo começa quando nascemos, e nosso pai mostra orgulhoso a certidão de nascimento, a mãe distribui as lembrancinhas que na sua grande maioria são feitas de papel, as fotos são tiradas e são guardas no álbum de papel. Ai você cresce ganha seu primeiro livro de colorir, depois ganha dinheiro para comprar aquele monte de bala, então você continua sua trajetória entrando para escola, e ali, até o final da sua vida escolar,você vai colecionar milhares e milhares de todas as formas de papéis, cadernos, trabalhos, cartolinas, o papel vira de...