Pular para o conteúdo principal

O ENEM de nosso tempo!

O que falarei é de cunho pessoal e de total responsabilidade desta escritora.

No último fim de semana, dias 5 e 6 de dezembro, ocorreu em todo o país as provas do ENEM, regidas pelo Inep, instituto que realiza e organiza a aplicação das mesmas, com responsabilidade do MEC, que é o ministério que "inventou/criou" as provas.

No presente ano de 2009 o ENEM teve uma mudança considerável em seu processo, tanto na elaboração das provas quanto no método de aplicação. Aumentou-se, imensamente, o número de questões, aumentou-se a carga horária de aplicação da prova e, consequentemente, a capacidade de resistencia FíSICA do realizador da prova.

Noventa questões que envolviam biologia, química, história, geografia, e conhecimentos gerais destes temas em quatro horas e trinta minutos! E mais noventa questões que envolviam português, literatura, matemática, lógica e seus conhecimentos gerais, mais uma redação em cinco horas e trinta minutos! Este era o desafio proposto pelo MEC, que visava testar o raciocinio lógico dos presentes.

Qual raciocinio lógico pode ser testado e avaliado dignamente com questões extensas, respostas igualmente extensas, muitas vezes, e em pouquíssimo tempo? Diga, você, quem depois de quatro horas seguidas de prova consegue em sã consciência realizar questões de cálculo? Que preparo nossos estudantes brasileiros tem para aguentar uma maratona dessas? (Estou falando preparo físico mesmo para tal, e não do desempenho acadêmico de cada um).

O cansaço é um dos maiores inimigos de qualquer ser humano, independente do que faça, o cansaço é capaz de diminuir, consideravelmente, o desempenho de qualquer gênio. É necessário atenção, relaxamento do corpo e calma para realizar uma prova em que exige muito mais que conhecimento, exige raciocinio rápido!

Entorno de cinco horas/dia sentado em uma cadeira que muitas vezes nem é confortavel, em uma sala que nem sempre tem ventilador ou ar condicionado, lendo sem parar, forçando o pescoço em uma mesma direção, a claridade que as vezes atrapalha, é todo um ambiente contribui para a realização de uma boa prova.


Ao Ministério da Educação só o que tenho a dizer; mais uma vez vocês erraram, mais uma vez mostraram-se incapazes de efetuar quaisquer que seja o projeto, mais uma vez vocês decepcionaram o Brasil.

Comentários

  1. Embora teu texto seja em cima de uma opinião pessoal, acredito que não seja exclusiva, e a conclusão de quão cansativa e ineficaz é o formato do novo enem é uma conclusão da grande massa de pessoas que prestou as provas neste fim de semana.

    Olhando hoje o gabarito, vi que errei coisas muito fáceis, erros percebíveis em uma ou duas leituras mais atentas.
    Reler a questão, nem a isso tivemos o privilégio nesta prova. Reler uma questão era o mesmo que anular uma outra, que nem teria o tempo de ser lida, pois havia um tempo limite para cada questão, e ele não incluia relê-la.

    O Inep já tomou um grande TUF! com o número de abstenções. Está óbvio que alguma coisa não foi feita certo.
    Espero que tenham "ética nacional" para assumir os erros e "apresentem uma proposta de cunho social" para reverter esse grande números de enganos que vieram com o ENEM 2009.
    E sem ferir os direitos humanos, é claro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sociedade - E agora, Y?

E tu, já mudaste a sociedade hoje? Podemos observar na história que as gerações desenhadas no formato profissional apresentam uma série de mudanças sociais. E, de fato, a geração Y é a geração que menos enfrentou problemas de repressão e crises econômicas. Portanto pode-se dizer que foi a que menos alterou a condição social do cidadão. Nos próximos parágrafos é comentada a interação entre os perfis e a sociedade das classes. Espia só: Começamos com a Geração Tradicional , antes mesmo dos Baby Boomers, antes da grande depressão. Esse pessoal precisou reconstruir sua economia sobre pilares destruídos pela crise de 1929. Tarefa muito difícil. Por isso, acabaram com um perfil mais enrijecido, se sentem mais confortáveis na estabilidade, em passar décadas no mesmo trabalho e com a hierarquia bem estabelecida e organizada. A seguir, vieram os Baby Boomers . Estes não conhecem os escombros da crise de 29. Nasceram no pós-guerra e trazem consigo um sentimento de otimismo. Quebram padr...

Procurando Emprego

Ultimamente tenho feito algumas entrevistar de emprego, quer dizer, estágio, mas é quase a mesma coisa. Enfim, não é esse o ponto. Uma coisa que percebi e que me chamou muito a atenção é o imenso numero de perguntas bizarras que se faz nessas ocasiões, mais incrível ainda é que algumas dessas perguntas doidas se repetem na maioria das entrevistas. Mas o que não nos damos conta na maioria das vezes (talvez nem os recrutadores se deem conta) é que cada uma delas tem um objetivo bem claro. Seguem algumas delas: 19. Qual ideia você levaria adiante se tivesse um milhão de reais para investir em um negócio de empreendedorismo? Intenção: Verificar quão consistente é sua capacidade de planejamento. 18. Se você fosse escrever uma autobiografia, qual seria o título? Intenção: Entender como você pensa. 17. Se você fosse reduzido ao tamanho de um lápis e colocado em um liquidificador, como você sairia de lá? Intenção: Testar como você é capaz de lidar com um prob...
Há poucos dias, em uma viagem de trem, me peguei a pensar sobre tecnologia. Lembrei que há doze anos falava com meus então colegas do técnico em eletrônica sobre a possibilidade de haver uma rede de computadores sem fio, pensávamos que aquilo seria o máximo da tecnologia. Hoje vejo meus sobrinhos caminhando pela casa com seus tablets e celulares, usando a Wi-Fi como se fosse a coisa mais comum do mundo, como se aquilo sempre tivesse existido.         Comentei em casa que estou atrás de um toca discos para comprar, quero começar uma coleção de discos de vinil. Nessa hora um deles me perguntou o que é um disco de vinil? Respondi que eram dvd's gigantes, mas que só tocavam musicas, ele ficou espantadíssimo!         Hoje li uma reportagem que diz que o atum está desaparecendo dos mares do norte e corre  risco de extinção. Fiquei chateado, gosto de sanduíche de atum!         Logo depois me dei conta de que ...