Hoje eu passei por um lugar que já passei varias vezes. É um lugar que está no meio do desenvolvimento, mas parece que o desenvolvimento não viu essa gente quando chegou. Um lugar bem pequeno é verdade, não fosse o sacolejar do ônibus enquanto passa lentamente por ali, nem daria pra saber que existe. Mas o ônibus de todo o dia passa por ali bem lentamente, principalmente quando chove. Nesses dias também, a água entra nas casas, algumas ruas que não tem pavimentação [quase todas elas] ficam que é uma lama só.
Fico pensando como deve ser morar ali? Eu que passo ali as vezes, indo ou voltando. Nunca parei nesse lugar, não conheço ninguém que more por ali, apenas passo sacolejando no ônibus e passa por todos os buracos daquelas ruas estreitas. Mas vejo as casa de madeira, algumas de alvenaria, todas elas construídas onde deveria ser uma “área verde”, uma dessas áreas de preservação onde não se poderia construir nada.
Trata-se de um lugar esquecido. Esquecido pelos políticos, mas com toda certeza lembrado por Deus, nas suas incríveis vinte e três igrejas. Todas construídas com bom material, firme! Afinal, Deus não pode ficar a mercê da chuva não é mesmo?
O progresso também parece não ter tido tempo de olhar pra essa gente. O trem, orgulho de muitos, está sendo construído logo ali ao lado. Tudo pra que a Copa do Mundo esteja bem estruturada. Enquanto isso, passo por ali e vejo aquela gente contando com apenas um posto de saúde e uma escola de ensino fundamental.
É preciso também que se faça um comentário sobre o comercio, este sim parece prosperar muito naquele lugar, mas é meio repetitivo uma lojinha, um bar e um grupo de homens, a noite, em cada esquina.
Pra você que mora na minha região e que gostaria de comprovar o que acabei de dizer, basta pegar um ônibus com a placa “estrada velha”
O nome do lugar é Vila Braz!
Mas dêem preferência a um dia de chuva, assim parece que ficam mais evidentes todas características que descrevi.
E lembre-se...
Estamos em ano ELEITORAL
Muito bom o texto...
ResponderExcluirano eleitoral.. e não é só eles que são esquecidos... existem muitos outros na mesma situação..
mas de quem será a culpa?
dos políticos? ou da nossa falta de memória quando não se trata do nosso umbigo?
ummm o cometário acima é de uma tal de Yoko saltitante...
ResponderExcluirIsso tudo sem falar na falta de segurança de viver naquele lugar. Passei lá duas vezes só, em uma delas chovia. E fiquei pensando: será que esqueceram desse lugar?
ResponderExcluir