Pular para o conteúdo principal

Andando de onibus


Hoje eu passei por um lugar que já passei varias vezes. É um lugar que está no meio do desenvolvimento, mas parece que o desenvolvimento não viu essa gente quando chegou. Um lugar bem pequeno é verdade, não fosse o sacolejar do ônibus enquanto passa lentamente por ali, nem daria pra saber que existe. Mas o ônibus de todo o dia passa por ali bem lentamente, principalmente quando chove. Nesses dias também, a água entra nas casas, algumas ruas que não tem pavimentação [quase todas elas] ficam que é uma lama só.
Fico pensando como deve ser morar ali? Eu que passo ali as vezes, indo ou voltando. Nunca parei nesse lugar, não conheço ninguém que more por ali, apenas passo sacolejando no ônibus e passa por todos os buracos daquelas ruas estreitas. Mas vejo as casa de madeira, algumas de alvenaria, todas elas construídas onde deveria ser uma “área verde”, uma dessas áreas de preservação onde não se poderia construir nada.
Trata-se de um lugar esquecido. Esquecido pelos políticos, mas com toda certeza lembrado por Deus, nas suas incríveis vinte e três igrejas. Todas construídas com bom material, firme! Afinal, Deus não pode ficar a mercê da chuva não é mesmo?
O progresso também parece não ter tido tempo de olhar pra essa gente. O trem, orgulho de muitos, está sendo construído logo ali ao lado. Tudo pra que a Copa do Mundo esteja bem estruturada. Enquanto isso, passo por ali e vejo aquela gente contando com apenas um posto de saúde e uma escola de ensino fundamental.
É preciso também que se faça um comentário sobre o comercio, este sim parece prosperar muito naquele lugar, mas é meio repetitivo uma lojinha, um bar e um grupo de homens, a noite, em cada esquina.

Pra você que mora na minha região e que gostaria de comprovar o que acabei de dizer, basta pegar um ônibus com a placa “estrada velha”

O nome do lugar é Vila Braz!

Mas dêem preferência a um dia de chuva, assim parece que ficam mais evidentes todas características que descrevi.

E lembre-se...

Estamos em ano ELEITORAL

Comentários

  1. Muito bom o texto...

    ano eleitoral.. e não é só eles que são esquecidos... existem muitos outros na mesma situação..

    mas de quem será a culpa?

    dos políticos? ou da nossa falta de memória quando não se trata do nosso umbigo?

    ResponderExcluir
  2. ummm o cometário acima é de uma tal de Yoko saltitante...

    ResponderExcluir
  3. Isso tudo sem falar na falta de segurança de viver naquele lugar. Passei lá duas vezes só, em uma delas chovia. E fiquei pensando: será que esqueceram desse lugar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sociedade - E agora, Y?

E tu, já mudaste a sociedade hoje? Podemos observar na história que as gerações desenhadas no formato profissional apresentam uma série de mudanças sociais. E, de fato, a geração Y é a geração que menos enfrentou problemas de repressão e crises econômicas. Portanto pode-se dizer que foi a que menos alterou a condição social do cidadão. Nos próximos parágrafos é comentada a interação entre os perfis e a sociedade das classes. Espia só: Começamos com a Geração Tradicional , antes mesmo dos Baby Boomers, antes da grande depressão. Esse pessoal precisou reconstruir sua economia sobre pilares destruídos pela crise de 1929. Tarefa muito difícil. Por isso, acabaram com um perfil mais enrijecido, se sentem mais confortáveis na estabilidade, em passar décadas no mesmo trabalho e com a hierarquia bem estabelecida e organizada. A seguir, vieram os Baby Boomers . Estes não conhecem os escombros da crise de 29. Nasceram no pós-guerra e trazem consigo um sentimento de otimismo. Quebram padr...

Procurando Emprego

Ultimamente tenho feito algumas entrevistar de emprego, quer dizer, estágio, mas é quase a mesma coisa. Enfim, não é esse o ponto. Uma coisa que percebi e que me chamou muito a atenção é o imenso numero de perguntas bizarras que se faz nessas ocasiões, mais incrível ainda é que algumas dessas perguntas doidas se repetem na maioria das entrevistas. Mas o que não nos damos conta na maioria das vezes (talvez nem os recrutadores se deem conta) é que cada uma delas tem um objetivo bem claro. Seguem algumas delas: 19. Qual ideia você levaria adiante se tivesse um milhão de reais para investir em um negócio de empreendedorismo? Intenção: Verificar quão consistente é sua capacidade de planejamento. 18. Se você fosse escrever uma autobiografia, qual seria o título? Intenção: Entender como você pensa. 17. Se você fosse reduzido ao tamanho de um lápis e colocado em um liquidificador, como você sairia de lá? Intenção: Testar como você é capaz de lidar com um prob...
Há poucos dias, em uma viagem de trem, me peguei a pensar sobre tecnologia. Lembrei que há doze anos falava com meus então colegas do técnico em eletrônica sobre a possibilidade de haver uma rede de computadores sem fio, pensávamos que aquilo seria o máximo da tecnologia. Hoje vejo meus sobrinhos caminhando pela casa com seus tablets e celulares, usando a Wi-Fi como se fosse a coisa mais comum do mundo, como se aquilo sempre tivesse existido.         Comentei em casa que estou atrás de um toca discos para comprar, quero começar uma coleção de discos de vinil. Nessa hora um deles me perguntou o que é um disco de vinil? Respondi que eram dvd's gigantes, mas que só tocavam musicas, ele ficou espantadíssimo!         Hoje li uma reportagem que diz que o atum está desaparecendo dos mares do norte e corre  risco de extinção. Fiquei chateado, gosto de sanduíche de atum!         Logo depois me dei conta de que ...