Então! Pessoal, boas novas! Novo semestre na faculdade, o que deve ser positivo, afinal o bom Y estuda aquilo que gosta (ou deveria pelo menos). E se esse estudo não é o acadêmico padronizado, estuda por fora, por si mesmo. Muito legal isso :)
Mas a verdade é que hoje o tema é consumo. Como chegar até esses caras? Essa é uma excelente pergunta, difícil de responder, mas muito interessante. Vamos começar desenhando o cenário: observe as gerações anteriores... as gerações foram se desenhando sempre com um comportamento muito próximo. Quando tu pensas em anos 50 um estilo se torna predominante. Anos, 60, 70, 80 também. Agora, pense nos jovens a partir dos anos 90. Estes jovens, nossos tão estimados Y, não tem uma carga sociológica de mudança tão evidente. Já vivem em uma época mais aberta e não assumem um comportamento padronizado. Daí, o surgimento de tribos.
Com uma sociedade dividida em tribos, características diferentes são facilmente identificáveis, e a maneira de comunicação efetiva com todos, obviamente dificultadas. No último post, sobre inovação, foi postado o vídeo de um painel na Campus Party da telefônica (se tu não viste, confere lá, bem legal). Nesse vídeo Leila Loria (diretora de relações institucionais da telefônica) e Ricardo Amorim (economista) comentam exatamente isso: uma sociedade mais segregada, que monta um macroambiente para as empresas onde devem ser exploradas novas ferramentas de comunicação. O marketing está mudando seu conceito para acompanhar este público.
A verdade é que característica dessas novas gerações ter uma forte opinião difundida através da internet. Geração Y está muito bem ambientada com isso, obrigado. E a Z (que vem logo atrás) já nasceu com a cara grudada no monitor e um ipod no andador. Abaixo um vídeo muito legal “e-Marshmallow test” da Media Contacts que ilustra isso:
Viu só? DEMAIS!
Para ajudar a ilustrar essa ideia empiricamente (adoro essa palavra), vou colar um trecho de um trabalho desenvolvido sobre inovação em produto da marca Mumu pela empresa Vonpar Alimentos. O trabalho foi desenvolvido por um grupo de maravilhoso de alunos da Unisinos (no qual eu me incluo xD) na disciplina de Marketing Estratégico com o professor Guilherme Trez:
Com o conceito “Brancolorido”, a Mu-Mu reinseriu sua marca no mercado consumidor com atividades de comunicação bastante interessantes.(...) O ponto de partida da estratégia da Vonpar foi a troca da embalagem do leite, que até então era uma embalagem próxima ao padrão de caixas de leite (uma imagem de campo com uma vaca leiteira) e passou a explorar visualmente uma idéia mais atualizada de design, utilizando caixas coloridas (rosa, lilás e verde-limão para as versões integral, semi-desnatada e desnatada respectivamente).
Pode-se afirmar que a Vonpar utilizou muito bem a oportunidade oferecida pelo mercado consumidor, devido à liberdade de opinião e as ondas de formação de opinião principalmente entre o público jovem. Nesta primeira década do século XXI pudemos acompanhar a explosão das redes sociais, que fomenta uma força na opinião jovem. Embora esta opinião muitas vezes não são as que detém o poder de uma tomada de decisão, elas são responsáveis pela disseminação de muitas idéias, tornando muitos conceitos familiares de forma geral, como por exemplo o conceito do “colorido”. Embora grande parte da massa não se identifique com o estilo autodenominado “colorido”, o termo acabou se tornando familiar e facilmente ligado à idéia de atualização.
Este mesmo público, que tem sua opinião muito mais reconhecida hoje no mercado e presente nas redes sociais valoriza, de forma geral, a gama de produtos, serviços e idéias convergentes á velocidade de informação e atualização. Este público, que utiliza ferramentas da internet como o Twitter e o Facebook, onde as informações são trocadas muito rapidamente, se identificam muito com o que acompanha sua velocidade. Neste contexto, a Vonpar acertou no lançamento da embalagens em dados moldes. (...)
E para quem não lembra... o vídeo promocional da Mumu Brancolorido:
Isso aí pessoal! Espero que vocês tenham gostado tanto desse tema quanto eu! E para o próximo post, vamos falar um pouco mais sobre mudanças sociais e o papel do Y nesse contexto, feitoria? Já vai pensando a respeito que quando nos falarmos de novo, vamos ver se nossas ideias fecham... E agora, Y?
Muito legal esse exemplo da Mumu. Qdo a comunicação é feita pensando no consumidor a coisa fica boa demais, não só no produto, mas no consumidor, essa é a chave. Pra geração Y mais ainda!
ResponderExcluirTua frase "Podemos não mudar o mundo sociologicamente, mas mudamos a maneira de comunicação entre as empresas e seus clientes" diz tudo.
A Comunicação tem mudado muito nos últimos tempos, muito, e cada vez mais. As novas tecnologias tem um grande papel nessas mudanças todas, mas em especial, nós mesmos, geração Y, que tivemos uma aceitação enorme a essa nova forma de comunicação.
Então as empresas tem que correr atrás, pois como diz uma frase por aí "quem não se comunica, se complica" ;)
Adorei o post!
Beijo!
Hahaha, salve geração Y !
ResponderExcluirAdorei o vídeo do e-marshmallow test, traduz direitinho a essência dessa geração zig zag.
E a foto do peixinho eu já disse que curti a full, né.
Comunicação é com os Y mesmo .o/ Beijo!