Pular para o conteúdo principal

Papa!


          Pois bem, o Papa esta no Brasil! E eu com isso? Confesso que não sou o cara mais religioso que vocês vão encontrar. Na verdade eu devo estar na lista dos menos religiosos que vocês vão encontrar pelo caminho. Não que eu seja algum tipo de ateu ou coisa parecida. É só que eu acho tudo isso de missa, culto ou como quer que chamem, muito chato! [religiosos, por favor, não me mandem pro inferno].

          Mas enfim, como eu dizia: o Papa está no Brasil. Francisco é o numero 266 a ocupar o trono que em primeiro lugar foi ocupado por São Pedro, o mesmo que foi apostolo de Jesus. Entre esses dois nomes tivemos as histórias mais bizarras possíveis. Como uma pesquisa rápida eu consegui descobrir umas coisas bem legais sobre os santos padres, dá uma olhada!

          Até hoje foram 8 Papas assassinados e mais 12 que supostamente teriam sido mortos. Os motivos das mortes são os mais variados, entre os pontífices sabidamente vítimas de homicídio temos um decapitado, dois estrangulados, um envenenado, um morreu de fome, um foi mutilado, um deles teria sido vítima de maus tratos e até um deles foi morto por um marido traído, esse último vamos ter que contar a história!

Talvez o mais terrível pontífice da história da Igreja Católica seja João XII, que castrou um de seus cardeais, cegou outro, torturou desafetos (até retirando a pele de alguns) e chegou a brindar ao demônio em seus diversos bacanais. Apesar da tentativa de diversos bispos de retirar de alguma forma João XII de sua posição, ele só sossegou mesmo após ser surpreendido pelo marido de sua amante e assassinado com uma martelada no crânio - que loucura!

    Se acharam que o papa ricardão é a maior bizarrice, não sabem da missa a metade. Em 897 ocorreu o julgamento do Papa Formoso, ele foi acusado de conspirar contra a Igreja, entre outras acusações. Condenado o pontífice teve todos os seus atos anulados e invalidados, além disso foram cortados os três dedos da mão direita usados para dar a benção papal. Doideira, não? Mais doideira ainda é o fato do Papa Formoso já estava morto há nove meses quando foi julgado!!


          Formoso morreu em 4 de abril de 896. Estevão VI, seu sucessor determinou que o cadáver do antigo Papa fosse exumado e colocado no trono de São Pedro onde o morto “ouviu” suas acusações e ainda foi acusado de cometer perjúrio! Depois de condenado Formoso foi enterrado novamente, mas dessa vez como um cidadão comum. Logo depois foi novamente exumado, seu corpo foi arrastado pelas ruas de Roma, amarraram seu corpo em pedras e o jogaram no Rio Tibre, às margens do Vaticano.

          E as histórias não param por aí, mas se fosse contar tudo aqui o post ficaria longo demais, então vou parando por aqui!



          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E agora, Y?

Bem vindo sejas tu, que está prestes a ler um pouco mais sobre o grupo ao qual possivelmente pertenças, a Geração Y, e sobre o comportamento destes caras no mercado de trabalho. Sociologicamente definidos como os nascidos entre o fim da década de 1970 e o início da década de 1990. Enfim, aqueles que estão ingressando agora ou ingressaram recentemente no mercado de trabalho. Mas isso é sociologia. Geração Y está muito ligado àquilo que sentimos e como agimos , desprendendo-se de datas (vamos lembrar que quem estabeleceu essas datas foi a Geração X). Pertencer a este grupo é muito mais para quem tem atitudes e sentimentos que dizem respeito a este grupo do que um dado da certidão de nascimento (se tu não concordas com isso, não discutirei. Fadiga) Geração Y : se tu chamas teu chefe de cara, se tu te interessas por um trabalho pela possível promoção e pela possibilidade de aumento, ao invés do cargo e salário iniciais, se tu não suportas fazer sempre a mesma coisa, se tu amas a inter...
Imagem pagina O Barão (facebook)           Hoje durante todo o dia acompanhei as manifestações a respeito do 11 de setembro nas redes sócias. Confesso que me espantei um pouco com alguns comentários no mínimo equivocados sobre o episódio. Algumas pessoas insistiram em fazer uma comparação infeliz entre o atentado terrorista ao World Trade Center em 2001 e o ataque nuclear às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki no final da 2° Guerra Mundial.           Confesso que fiquei incomodado com as declarações do tipo “Tentam nos fazer acreditar que o 11 de setembro foi a maior tragédia humana, mas esquecem das pessoas que morreram em Hiroshima” ou mesmo “Morrem muito mais pessoas todos os dias do que no atentado de 11 de setembro”. Eu me pergunto o por quê desse tipo de atitude? Por quê fazer pouco caso da tragédia alheia?           Será por raiva dos Estado...
Sobre o dia 11 de julho de 2013 Engraçado, depois de semanas de protestos estudantis (leia-se população em geral), os sindicatos terem resolvido se manifestar. Mais engraçado ainda é o fato desses protestos não acontecerem no dia em que os estudantes haviam marcado manifestação semelhante.  Estariam as entidades sindicalistas tentando se fazer ouvir para demonstrar que ainda estão vivas e atuantes? Isso até pode ser verdade, no entanto duvido que elas representem interesses que não os seus próprios. Com o passar dos anos, essas organizações que destinam-se a discutir e lutar pelos direitos de parcelas muito específicas da sociedade, que sempre buscaram o diálogo com outras instituições, que foram símbolo de luta por muitos anos, hoje restam vencidos, entregues a um partidarismo cego na maioria das vezes. É por isso que hoje, diferente do que ocorreu há algumas semanas atrás, vimos um movimento que parou muitas cidades, teve grande impacto na vida dos trabalhadores...